terça-feira, 18 de agosto de 2009

O TÉDIO


O tédio. O cansaço de não fazer nada. Mas, o que é o nada? És esta sempre uma boa pergunta. Em sua maioria as respostas mais prudentes a esses tipos de questionamentos são as que vem do interior de cada indivíduo, sendo a sua compreensão algo muito particular e peculiar, baseada na experiência de cada um. Tal entendimento é intrínseco, e a tentativa de exprimi-lo sob qualquer forma (palavras, gestos, expressões, pensamentos, etc) é falha. Falha porque transmuta. E na ousadia de buscar explicá-lo falamos de uma coisa a qual já não corresponde mais ao ponto pleno de compreensão, e sim a um entendimento contaminado por nossas experiências e visões de mundo. Estamos sujeitos sempre ao olhar que disparamos sobre os objetos. O padrão é uma imposição dura e cruel, mas precisamos dele. A essência é uma palavra a qual se tornou um padrão para descrevermos algo puro, uma origem primeira que carrega um sentido único sobre cada coisa. O nada e o vazio. Coisas as quais podem parecer muito semelhantes entre si, mas de um abismo gigantesco entre elas. São os sinônimos também padrões para ousar compreender a essência das coisas. Porém o nada é o nada e o vazio o vazio. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Figuras de linguagem, a gramática, a linguagem escrita e falada em si, constituem uma das formas de comunicação mais comuns utilizada entre os seres-humanos. Entretanto, mesmo que as pessoas falem da mesma coisa, é muito provável que possam estar falando de coisas muito diferentes, uma vez que cada uma delas tem a sua visão sobre determinados objetos. Neste sentido a lei, a imposição de padrões, condutas, é uma violação gravíssima contra o indivíduo! Talvez muitos(as) digam que precisamos das leis, padrões, etc. porque não tentaram viver de outro jeito, e acreditem que realmente seja possível um entendimento pleno. Muito provavelmente também graças a visão empregada para a definição do conceito de sociedade utilizado pelas pessoas. Em tal concepção a integridade do indivíduo estará muitas vezes posta em cheque.


O tédio. Sentimento de estar farto sobre determinada coisa. Coisa. Talvez a palavra mais abrangente e libertadora da humanidade. Pois coisa pode ter uma gama talvez infinita de significados.


O tédio. Queria fazer alguma coisa, mas não encontro nada pra fazer. Estou, portanto, entediada. Possivelmente não encontro nada pra fazer, porque nada é muito amplo. Existem muitas coisas pra fazer. E talvez eu queira fazer alguma coisa diferente das que sempre faço, mas não sei o que. Daí uma possível explicação para o fato de estar entediada. Todavia, o indício da resposta mais coerente para o porquê esteja entediada seja: “eu não sei”.


O tédio. Não fosse ele nada disso teria sido escrito. Mas...o que é o nada!

Um comentário:

posseiro das palavras disse...

Dizem que as melhores artes são oriundas da tristeza.
Bom, esse escrito prova que coisas boas também podem vir do tédio, mas... o que é coisa mesmo? uhahahuhuahuahuahu
muito bom