terça-feira, 21 de julho de 2009

O mal estar

- O que foi que aconteceu?
- Não sei. Dizem que era Jesus.
- Mais um Jesus morreu...

As brumas ofuscam a paisagem.

- Ouça os gritos de desespero que vem além das montanhas! Percorre as espinhas dos desvairados! É Prometeu em seu sofrimento eterno por ter roubado o fogo dos deuses e dado aos homens o conhecimento. É o grito de quem ousa lutar contra a anti-vida, foi o que me disse a(o) Indigente.
- E o que mais dizem toda essa gente?
- Falam de tudo um pouco. Um pouco de bobagem, um pouco de sabedoria, um pouco de um muito já soterrado. Muito de um pouco daquilo tudo que se poderia falar.

A roda da Fortuna voltou a girar...
Terei sorte ou azar? Nem os oráculos podem calcular!

- E aquelas torres gêmeas desmoronando em cinzas após os ataques das derrapinas de metal?
- Aquilo nem tragédia é. É o usufruto da razão. Princípios de guerra. Estratégia nada mais.

As cruzadas se seguem. A guerra santa. É em nome de Deus!!

- De Zeus?
- Não, nem Zeus, Hera, Poiseídon, Hades, Atena, Apolo, Ártemis, Afrodite, Ares, Hefesto, Hermes e Dionísio, dizem agora que só há um Deus.
- Por Zeus! Como é possível dizerem que é apenas um Deus? Em que mundo estou afinal?!
- No mundo das idéias de Platão!
- Então são essas as idéias de mundo para Platão?! E pensei que era a vida! A minha vida! Sou apenas uma ínfima parte das idéias desse homem!

E o terror tomou conta deste ser que agora não tinha mais chão para pisar!Seria o mal estar que Nietzsche queria falar? Ou a amplitude da natureza que os seres-humanos não conseguem ver como acreditava Kant? Diante deste horror e mal estar corrosivos o ser que havia tomada a pílula vermelha vermelha grita:

- Leve-me de volta a caverna! Não quero saber de mais nada! Nada a mais para além das sombras que vivia a fitar!
- Agora é tarde, não há mais volta. Só lhe resta saber o que fazer com tempo lhe foi dado! O fim se aproxima!
- E tu que me falestes todas essas coisas quem és? Como posso saber se são verdades?!
- É simples meu caro...eu....sou....Platão e você está no meu mundo!

Nenhum comentário: